Translate

19.5.11

Apresentação

O que é arte?
Qual o significado de uma obra?

Seguindo a sugestão de um amigo, decidi mudar um pouco a forma como tenho tratado este blog; aliás, ele está bem às moscas...
A idéia do blog de história da arte era à princípio (só para contextualizar), a de criar um banco de imagens, com informações simples como nome da obra, dimensões, artista e onde se encontra. Mas tais informações, apesar de serem "úteis", não preencheriam algumas outras indagações, motivações que poderiam surgir. E segundo o meu amigo, não ajudariam em nada, as pessoas que não cursam artes, mas desejam entender um pouco sobre o assunto.
Pensando nisso, permaneci esse tempo todo sem tocar no blog... Finalmente encontro aquilo que chamaríamos de "inspiração"; acho que foi com algumas reflexões sobre "A história da Arte" de Gombrich.

Bem, algumas pessoas se assustam quando estão diante de uma obra de arte, e se consideram incapazes de compreender aquilo que está diante de seu corpo. De fato, a arte é uma linguagem, e nem sempre a gente fala a mesma 'língua' do artista.
Ei, mas por favor, acalme-se! E por favor, não desista da Arte!

Para começar a falar, você provavelmente teve que fazer muitos execícios, que até lhe foram naturais, mas mesmo sem lembrar, é possível refletir o quanto isso deve ter sido difícil.
Para começar a interagir com a arte, você já possui muitas ferramentas que facilitam a aproximação, provavelmente você tem uma concepção estética, você sabe se comunicar, (ler, falar, ouvir, ver)

Na prática as vezes é mais fácil,
selecionei aqui vídeos que possuem uma coisa em comum, que seria uma sinfonia (música) de Tchaikovsky - Dance of the Sugar-Plum Fairy

Kirov Ballet - Larissa Lerhnina



Animação - recorte feito da animação "Fantasia" - Disney


Get Harmony


Animação 3D - Christimans - Ornaments - Aaron Erimez

São vídeos que possuem a mesma música em comum, mas cada espetáculo a absorveu da maneira que lhe fora mais adequada, utilizando das cores, rítmo, timbre, harmornias contidas na música, atribuindo a elas significados, ou as utilizando para enfatizar ações.
Vendo assim, acho que não parece complicado perceber que devemos enxergar a arte através de nosso próprio olhar, corpo e espírito. E que ela só fará sentido se eu o fizer assim!

Espero que gostem desse primeiro passo, e sintam-se à vontade para opinar, criticar, sugerir e se expressar!


Um comentário:

  1. Curioso como diversas interpretacoes de uma mesma sinfonia podem causar reacoes tao diferentes ne? Achei os dois primeiros videos especialmente fantasticos! Fantasia sempre foi insuperavel ne. Keep up with the good work!

    ResponderExcluir